Vale do Paraíba e região entram na 'rota' da onda de calor a partir desta quarta-feira (12)
11/02/2025
Cidades da região têm previsão de temperaturas entre 5ºC e 7ºC acima da média para fevereiro nos próximos dias. Calor e sol forte em São José dos Campos (Vale do Paraíba)
Reprodução/TV Vanguarda
A região do Vale do Paraíba entra na ‘rota’ da onda de calor que tem aumentado as temperaturas e provocando recordes no Sul do país. Segundo a Climatempo, o fenômeno passa a atuar na região a partir desta quarta-feira (12).
🔥 A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Onda de calor deve chegar na região nesta quarta-feira (12)
Ainda segundo a Climatempo, portal especializado em meteorologia, a previsão aponta que as temperaturas nas cidades da região devem ficar entre 5ºC e 7ºC acima da média para fevereiro nos próximos dias. A condição pode se estender até o dia 21 deste mês.
“A partir da quarta-feira, dia 12, a gente vai ter uma ampliação dessa massa de ar quente, que vai migrar de maneira mais significativa para a região Sudeste do Brasil. Então toda a região do Vale do Paraíba, do Litoral Norte e da Serra da Mantiqueira ficam sob efeito dessa onda de calor”, explica o meteorologista Guilherme Borges.
Calor e sol forte em São José dos Campos (Vale do Paraíba)
Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Taubaté tem média de 31,2ºC em fevereiro. Na quarta-feira (12), porém, a tendência é que as máximas cheguem à casa dos 36ºC.
Em Ubatuba, que tem média de 31ºC em fevereiro, as temperaturas também devem atingir os 35°C até quarta-feira (12).
O calor é provocado pela atuação de um sistema de alta pressão, um fenômeno que garante que o tempo fique firme, diminuindo a chance de chuva. Com isso, o clima fica mais seco, e a sensação de calor aumenta.
Calor e sol forte em São José dos Campos (Vale do Paraíba)
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina