Santos, SP, reforça sistema de monitoramento de cemitérios após invasão; entenda
07/04/2025
(Foto: Reprodução) Administração municipal instalou 129 novas câmeras nos três cemitérios municipais, sendo a Necrópole da Areia Branca, o Cemitério da Filosofia e o Cemitério do Paquetá. Cemitério da Areia Branca, em Santos
Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, instalou 129 novas câmeras de monitoramento em três cemitérios: Necrópole da Areia Branca, Cemitério da Filosofia e Cemitério do Paquetá. De acordo com a administração municipal, a medida tem como objetivo proporcionar mais segurança aos visitantes e funcionários, além de prevenir o furto de peças nas campas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a prefeitura, foram instalados 56 câmeras no Cemitério da Filosofia, 38 na Necrópole da Areia Branca e 35 no Cemitério do Paquetá. Os equipamentos fazem parte do Centro de Controle Operacional (CCO).
De acordo com a administração municipal, foram destinados R$ 35,9 milhões para a expansão e modernização do parque de câmeras da cidade. O investimento, realizado por meio de licitação pública, teve como vencedora a empresa Net Telecom.
Histórico de invasão
O anúncio aconteceu no último dia 25 de março, aproximadamente uma semana após dois homens serem detidos após invadirem o Cemitério da Areia Branca. De acordo com a prefeitura, o alarme do sistema de segurança disparou quando os suspeitos escalaram o portão e entraram no local.
A administração municipal acrescentou que, enquanto os guardas se dirigiam até o cemitério, o CCO monitorava os invasores pelas câmeras de segurança do cemitério. Os agentes impediram que a dupla furtasse qualquer material.
Câmeras em Santos
Em nota, a prefeitura destacou que o município conta com 2.900 câmeras de monitoramento em funcionamento. A meta é ultrapassar 3,2 mil até o final deste ano.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos