Retratos da Região: Ribeira, SP, tem menor população do Vale do Ribeira e alto índice de candidatos
12/09/2024
Neste ano, quase 2% da população geral de Ribeira é candidato. Ribeira (SP) tem menos de 3,2 mil moradores
Carlos Abelha/TV Tribuna
Ribeira, no interior de São Paulo, é a menor cidade em população do Vale do Ribeira. Mas os moradores, que não chegam a 3,2 mil, sentem falta de lazer, segurança e emprego no município. Muitos, inclusive, buscam as melhorias por meio das eleições municipais. Neste ano, quase 2% da população geral de Ribeira é candidato.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ribeira possui 3.132 habitantes. A grande maioria vive na área rural e, por isso, há quem inove na forma de trabalhar para conseguir lucrar.
Mirian Aparecida Oliveira Amurin, por exemplo, resolveu prestar os serviços de cabelereira em domicílio há aproximadamente 12 anos. Ela usa uma moto para se deslocar até a casa de clientes, evitando gastos com aluguel de imóvel.
Ela mora em um sítio e acredita que muitas pessoas não conseguiriam chegar até lá devido aos problemas com transporte, que tem horários restritos. Mesmo assim, abrir um salão na área urbana de Ribeira não é opção.
“Compensa trabalhar assim mesmo em delivery, eu acho que ganha bem mais. Porque se eu fosse abrir um salão lá, eu tinha que pagar aluguel, água, luz, combustível, daí não compensa”, explicou em entrevista ao repórter Rodrigo Nardelli, da TV Tribuna, afiliada da Globo, na série de reportagens Retratos da Região.
Lazer
Ribeira faz divisa com Adrianópolis (Paraná) por meio de uma ponte, que passa por cima do Rio Ribeira de Iguape. O Centro da cidade é pequeno e, por lá, a população sente falta de lazer.
De acordo com a dona de casa Carmem Mello, o município não tem sequer um parquinho para as crianças. “Devia ter, tem bastante criança aqui. Sempre que está bem calor, vem para a praça brincar”, explicou, dizendo que os jovens levam os próprios brinquedos para se divertir, como bolas e bicicletas.
Segundo a cabelereira Mirian, os adolescentes acabam dependendo da tecnologia para se divertirem. “Tenho uma filha de 13 anos e não tem aonde ela ir. Se diverte no celular com joguinho, na televisão com filme, mas faz falta uma área de lazer para eles, tipo uma pista de skate, uma pracinha, umas atividades a mais”.
No entanto, Carmem afirmou que os adultos também sentem falta do lazer. Segundo a moradora, as festas que aconteciam na cidade não existem mais, nem em épocas festivas como o Carnaval.
A dona de casa Maria dos Santos ainda enfatizou que a terceira idade também representa uma boa parte dos moradores e precisava de maior atenção. “Sinto falta de ter uma área para os idosos. Um lugar para fazer exercício, uma academia", lamentou.
Segurança e emprego
A técnica de enfermagem Aline Mariano Duarte mora no bairro que leva o nome do bisavô: Antunes. Ela tem orgulho de morar na região, mas se preocupa com diversos aspectos de Ribeira, como a segurança.
“Deveria ter um acolhimento maior para os jovens ficarem longe de bar, droga. Um olhar a mais para o Conselho Tutelar. Existe muita pedofilia no município, infelizmente. Tem muitos casos. Tinha que ser mais trabalhado [isso] em escolas, creche, com as nossas crianças”, explicou.
De acordo com ela, uma vez ao ano a cidade realiza uma ação contra o abuso de menores de idade, mas a conscientização deveria ser constante. "Se tivesse trabalho feito nas escolas, nas creches, com as crianças, com os pais também conversando, poderia evitar muita coisa”.
A mulher também acredita que o emprego é um problema em Ribeira, que inclusive já a fez deixar o município. “Muitos dos nossos jovens não querem ir embora daqui, mas como não tem serviço, não tem emprego, eles acabam indo embora, como um dia eu já fui, mas acabei voltando. Graças a Deus tenho a minha profissão e trabalho aqui no município”, enfatizou.
Eleições
Ribeira possui 55 candidatos nesta eleição municipal: Ari da Cesp, Cleitão e Marcio do Orides disputam pelo cargo mais alto da Prefeitura, enquanto outras 52 pessoas buscam uma cadeira na Câmara Municipal.
Levando em consideração os 3.132 habitantes contabilizados no Censo 2022, 1,75% da população é candidato em Ribeira. O número chama atenção, principalmente se comparado aos demais 20 municípios do Vale do Ribeira.
Barra do Turvo, por exemplo, tem mais moradores (6.875), mas menos candidatos: 48. Já Registro é a maior cidade da região em número de moradores. São 59.946 pessoas contabilizadas no Censo 2022. Na cidade, há 188 candidatos, ou seja, isso representa somente 0,31% da população.
Retratos da Região
Esse conteúdo faz parte da série de reportagens 'Retratos da Região'. A TV Tribuna, afiliada da Globo, percorreu 4.100 quilômetros para ouvir moradores das nove cidades da Baixada Santista e 20 do Vale do Ribeira.
O apresentador Rodrigo Nardelli e o cinegrafista Carlos Abelha viajaram por um mês para mostrar as características e problemas de cada cidade e, então, descobrir o que os moradores desejam para o futuro, pensando nas Eleições 2024.
A série 'Retratos da Região' é exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição, que começa às 11h45. A nova série estreou no dia 2 de setembro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos